quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As músicas da cerimônia

Esse post é super especial porque além detalhar um momento importante me faz lembrar do presentão que ganhei de pessoas super queridas.

A música da minha cerimônia foi um presente da minha irmã (Paloma). Foi o mais belo presente uma vez que, além de tecnicamente maravilhoso seu resultado, foi cheio de significados e sentimentos. Paloma canta desde pequena e tem um vozeirão a La Aline Barros mas, detalhe, ela não é profissional. 

Sei que vocês devem estar achando o ápice do exagero, mas quem a conhece sabe bem do nível de voz que ela tem.
E como se não bastasse tanta emoção, todas as demais 4 vozes foram de amigos queridos. Minha entrada foi um dueto da minha irmã com um amigo tenor, Zaque, e a música foi Céu de Santo Amaro (mas antes da canção iniciar houve o anúncio da noiva com uma parte da marcha nupcial). A entrada do noivo foi um solo, também da minha irmã, e a música escolhida foi There You’ll Be de Faith Hill. E, sim, todas as notas agudas foram alcançadas com a devida afinação. Minhas queridas amigas Renata, Marcinha e Paloma cantaram I say a little pray com todo arranjo que a música pede e com Zaque e Luciano no back vocal. Marcinha e Pr. Luciano arrasaram no dueto The Prayer, de Celine Dion e Josh Groban e dentre outras músicas (todas mais modernas, as clássicas ficaram apenas na versão instrumental) Zaque cantou apenas com violão My Girl, na versão de Tiago Iorc no momento das alianças.

Quanto aos instrumentistas, eles não eram conhecidos meus e eram profissionais de verdade, com passagens pelo conservatório de música e graduação em mesmo curso. Eles são quinteto de sopro + teclado. Os instrumentos eram trompa, fagote, oboé, clarinete, flauta e o teclado para as músicas cantadas (porque muitas foram apenas instrumental). Todas as músicas foram tocadas por eles, com exceção de My Girl que foi voz e violão do próprio Zaque. No final das contas foram 6 instrumentistas e 5 vozes, um total de 11 pessoas compondo as músicas da nossa cerimônia. Foi lindo, emocionante e inesquecível! O melhor de tudo: cheio de carinho e significado do começo ao fim da nossa cerimônia.

Quanto à escolha das músicas, fiz uma seleção exclusivamente de músicas que agradavam tanto a mim quanto ao noivo. Músicas que nos marcaram em algum momento de nossas vidas, que nos emocionava e, necessáriamente, que sabíamos o seu significado. Para mim, o significado (e a tradução) era muito importante e tinha que remeter ao amor ou à algo bonito relacionado aos noivos ou ao matrimônio. Tem muitas noivas que não liga para o significado, que acha a música legal e se abstém de procurar sua letra/tradução. É perigoso (e algumas vezes até feio) porque muitas músicas aparentemente românticas falam de traição, fim de relacionamento e decepção amorosa, o que vai totalmente de encontro ao momento. Sem contar nas músicas com dizeres ocultos, que denegram o cristianismo e exaltam o satanismo... Anyway...

Para servir de inspiração para as noivas que ainda não escolheram suas músicas, segue a seleção das músicas que escolhi para compor a trilha sonora do dia mais lindo de minha vida:



A orquestra e o salão 


A ordem das músicas de Paloma...

...e as partituras da orquestra


Entrada do noivo: Paloma na voz principal e Renata no back vocal - There You´ll be, Faith Hill

Entrada da noiva: Após o anúncio de clarins e marcha nupcial com a trompa e os tropetes, um dueto de Paloma e Zaque - Céu de Santo Amaro, Flávio Venturine e Caetano Veloso.

Entrada das alianças: Apenas a voz de Zaque e o som do violão - My Girl, Tiago Iorc.


Após o juramento: Solo de Mano - Aqui vou estar ( cantada em português com tradução e versão de Mano da música I will be here, Steven Curtis Chapman


Momento de gratidão à Deus: Todas as vozes. Tua é a glória, Comunidade da Graça

Momento das assinaturas: Dueto de Marcinha e Mano - The Prayer, Celine Dion e Josh Groban


E aí, inspirou? ;-)

Beijos, Poly.

3 comentários:

  1. Poooly!
    Qdo chegas, qdo vais, como está a agenda?
    Diz pra gente marcar :)

    Tinha visto teus comentário das músicas no okt e já fiquei babando! Bem que eu sempre quis ter uma irmã, tá vendo? rsrs

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. A voz de Paloma é mesmo linda. Uma das músicas que serão tocadas na minha cerimonia é Deus Fiel. Será instrumental, mas confesso que gostaria de ter o privilégio de uma voz como a de Paloma pra cantar. Divida mesmo.

    ResponderExcluir