terça-feira, 13 de julho de 2010

A mesa dos convidados e o Serviço do buffet

Só para compartilhar o "encantamento" dos meus olhos:










Serviço à francesa



Geralmente usado em festas muito requintadas, em formatos sociais o aconselhável é que o número de convidados seja reduzido e é obrigatória a confirmação da presença. O convidado só se senta à mesa depois do dono da festa e só se levanta depois dele. Não pode ficar sobrando lugar vazio à mesa, pois os lugares são previamente determinados com o nome do convidado (placement, cartão com o nome do convidado), quem determina o lugar de cada pessoa é o anfitrião, quando os convidados chegam, seu nome já está posto. O número de garçom é um para seis pessoas, por isso, é um serviço oneroso, pois quando se retira um prato, outro tem que ser colocado imediatamente no lugar, não pode ficar vazio. Oito é o número ideal de convidados por mesa.

Não se utiliza jogo americano, o prato fica sobre a mesa ou toalha. Não é aconselhável o uso de sousplat, quando são utilizados, são retirados na hora da sobremesa.

As bebidas são servidas no início, quando se convida à mesa, a água já deve estar servida.

Os pratos são servidos individualmente, ou em travessas (que não ficam na mesa) seguradas pela mão direita do garçom e seu braço esquerdo fica às costas e o convidado se serve. Tem que ser servida em ordem de importância dos convidados (mulheres primeiro, depois os homens, os donos do evento serão os últimos), por um garçom, que ficará à esquerda de cada convidado para servi-lo e explica ao convidado o que está sendo servido, não é bom repetir os mesmos ingredientes no cardápio da entrada (salada ou sopa, só passa uma vez, não pode repetir), prato principal (já com os acompanhamentos na mesma travessa, pode passar duas vezes, ou seja, pode repetir o prato).




Serviço à inglesa

Mesa de jantar no palácio de Buckingham

Repete alguns procedimentos de protocolo do serviço à francesa, a diferença é que o jantar é servido em travessas que ficam na mesa. A pessoa que serve deve dispor a travessa pelo lado esquerdo de cada convidado e percorrer a mesa na mesma ordem de importância dos convidados, o dono da festa será o último a ser servido (obrigatório), para retirar os pratos, deve ser feito pelo lado direito.

Há o serviço à inglesa direto: "neste serviço o garçom leva uma bandeja com a comida desejada ou de acordo com um menu fixo, igual para todos os convivas à mesa. Ele mantém a travessa na palma da mão esquerda enquanto com a direita, segurando juntos dois talheres que funcionam como uma garra, serve cada um dos comensais."


Serviço à inglesa indireto: os garçons usam o carrinho de serviço(guéridon) p/ apoiar as bandejas e servirem os comensais. ;)

Obs: Já vi em Recife, um Buffet que diz que, quando os pratos saem prontos da cozinha e os garçons servem os convidados direto nas mesas, esse serviço é à inglesa, a teoria sobre o assunto discorda.

Na verdade, acho que, como a dona do Buffet mesmo falou, é pra forçar o convidado a comer menos, pois cada prato já vem feito, naquela quantidade estipulada e não haveria como repetir. Colocando na mesma festa o coquetel volante e mesa de frios, eu acho, sinceramente, uma mistura de estilos e formas de serviço pouco elegantes. Poderia até ser um franco-americano, mas não à inglesa. Seria à inglesa se fossem servidos somente “empratados”, sem o coquetel.



Serviço americano



Pode ser para grande ou pequeno número de convidados, não há lugar determinado para sentar, é o ideal para festas de maior porte.

Funciona assim, as comidas são colocadas em travessas e ficam na mesa principal num aparador que chama-se de buffet (1 para cada 80 a 100 pessoas seria o ideal para evitar filas), os pratos, talheres e guardanapos em outro aparador (pode ser diretamente na mesa), bebidas podem ser servidas pelos garçons, são eles que recolhem nas mesas o que já foi usado e o convidado tem a liberdade de se servirem à vontade, no horário e na quantidade que quiserem.

O correto é ter o prato na mesa e no aparador, quando o convidado pegar o do aparador para se servir, o garçom retira o da mesa (o que sabemos, não é muito o hábito de algumas casas de recepção daqui). Se não houver prato no buffet, você leva o da mesa. Na hora de servir-se, o convidado segura-se o prato, guardanapo e o talher (nesta ordem) com a mão esquerda, na altura da cintura, pode repetir à vontade.



Serviço franco-americano

Geralmente o mais utilizado pelas casas de recepção para casamento ou grandes festas, são servidos à mesa, pelos garçons, coquetel, entrada, bebidas e sobremesa. O prato principal fica no buffet, onde os convidados serão servidos com a ajuda dos garçons.


OBS: O meu será o mais comum no Brasil, o franco-americano. Lembram que eu falei aqui no blog que sonhava com um serviço à Francesa? Pois é, mudei totalmente de opinião! Farei o serviço franco-americano satisfeitíssima..

Fotos: Vestida de noiva e Internet
Comentários: Tati Freire/Pri - Comunidade Orkut Noivas de Recife 2011 - Tópico Buffet

Beijos, Poly.

2 comentários:

  1. O serviço à francesa e à inglesa é puro luxo!
    Porque tu não faz assim?

    ResponderExcluir
  2. Ah, Carol, esses serviços abarcam dois grandes extremos: a formalidade e o alto custo. Nenhum desses dois combinariam com minha festa, entendes?

    Beijocas. E saudades!

    ResponderExcluir