sábado, 11 de setembro de 2010

Diferentes Modelos de Trajes para o Noivo


Fraque





O fraque é um traje de cerimonia que se usa em eventos que  tenham lugar durante o dia. É o equivalente diurno à casaca  (hoje usada apenas em eventos muito formais) e ao smoking  (usada em eventos noturnos formais e sofisticados).

O fraque consiste de:
  • Sobrecasaca cortada de botão único, em preto ou antracite  (cinzento escuro);
  • Colete  com uma ou duas filas de botões, de cor amarela, cinzenta-claro ou  preta (para funerais);
  • Calça  "fantasia", cinzenta com riscas pretas;
  • Cinto preto ou suspensórios  (mas nunca ambos);
  • Camisa branca, com botão de punho;
  • Gravata,  plastrão  ou gravatão (podendo  ser enriquecido com um alfinete com uma pérola, pedra ou vidrilho);
  • Lenço branco, ou da cor da gravata, sempre liso;
  • Sapatos (ou botas) pretos e lisos.

Pode-se usar os seguintes itens, com fraque:
  • Chapéu  alto, preto (mais formal) ou cinzento claro;
  • Luvas de camurça  ou de pele de cabra;
  • Bengala ou chapéu-de-chuva
  • Flor na lapela, preferencialmente branca e simples;
  • Relógio, de pulso ou bolso, mas nunca ambos.

O casaco do fraque pode ser feito em tecido preto, ou em vários  tecidos de tons cinzento escuro. Tem apenas um botão na frente, e as  abas deverão terminar logo abaixo da linha do joelho. Nunca tem  aplicações em cetim. Os botões podem ou não ser forrados no mesmo  material do casaco.
As calças formais utilizadas no fraque são sempre cinzentas com riscas  verticais em preto, tonalidades diferentes de cinza e/ou branco. Menos  usual, mas também correcto, é usar calças em xadrez preto e branco.
Deverão ser vincadas, e de bainha sem virola.
O colete é habitualmente âmbar claro, cinzento-claro ou mesmo branco, reservando-se o  colete preto para funerais e/ou acontecimentos políticos ou académicos.
Têm seis botões, numa fila única, ou em 2 filas de três botões.
A camisa deve ser lisa e de cor branca - embora seja possível usar  camisas de cor suave, estas deverão ter colarinho e punhos brancos. O  colarinho pode ser o mais antiquado colarinho alto revirado nas pontas  ou o usual, mas nunca pode ter botões, e para rematar as mangas devem  sempre ser usados botões de punho.
A gravata tradicional deverá ser cinzenta, lisa ou com padrões simples e  muito pequenos; no entanto, actualmente usam-se de todas as cores,  sendo de evitar riscas e padrões de fantasia.
Os sapatos devem ser clássicos, simples e pretos no estilo oxford, sem picotado  e nunca de verniz.

Meio - Fraque



É um fato semelhante, mas muito menos formal, conhecido em inglês como stroller. É usado exclusivamente com camisa de colarinho normal (mas igualmente sem botão). O casaco do meio-fraque não tem abas, mas é mais comprido que o casaco de um fato normal. A calça e o sapato devem seguir as mesmas regras do fraque. Não usa chapéu alto, poderá usar chapéu de côco.
Apesar de ser muito usado nos casamentos no Brasil, o seu uso é muito reduzido na Europa, onde está praticamente extinto.




Fonte: Wikipédia e Toda de Branco



Casaca / White Tie

 Caricatura de homem trajando chapéu alto e casaca.

A casaca é o traje de cerimonia noturno mais formal, também conhecido como "white tie".
O seu uso declinou fortemente, devendo ser usado apenas em situação de extrema importância social, em situações onde o seu uso foi explicitamente exigido, como jantares com Chefes de Estado ou cerimonias protocolares. Para outros eventos formais noturnos, o uso de smoking é perfeitamente aceitável, e a normal atual.

Todos os detalhes da casaca são absolutamente rígidos, e não permitem variação:
  • Casaco preto cortado na frente, com lapelas em seda ou cetim, com longas e finas abas traseiras;
  • Calças pretas com duas faixas laterais (Europa) ou uma faixa (EUA) no mesmo material da lapela, com terminação traseira em V;
  • Camisa branca gomada com frente lisa, com colarinho alto e gomado, e com botões de punho;
  • Laço branco;
  • Colete branco de corte baixo, do mesmo material da camisa e laço, e cortado por cima da linha de cintura do casaco;
  • Meias pretas de seda;
  • Sapato clássico preto, de verniz.
O casaco nunca é abotoado, sendo cortado de modo a não ser possível fechá-lo. O corte frontal é quadrado, bastante diferente do corte do fraque. Dado que o colete não pode ficar abaixo da frente do casaco, e tendo em conta que o colete tem que cobrir a cintura das calças, as mesmas têm que ser especialmente altas. Para mais, dada a terminação traseira em V da cintura das calças, não é possível usar cinto, pelo que o uso de suspensórios é obrigatório. Pode-se usar uma flor na lapela.
É comum usar-se medalhas, faixas e outras condecorações que tenham sido atribuídas, especialmente se a pessoa tiver um passado militar, político, nobiliárquico ou Real.
No caso de se usar chapéu, será obrigatoriamente um chapéu alto de seda preta, o que fará o uso de luvas brancas necessário. Caso queiram usar um sobrecasaco para o frio, deverá ser um sobretudo ou capa pretos. Se usar cachecol, apenas poderá ser branco, de seda, e ser usado em conjunto com o sobretudo ou capa. Pode ainda usar uma bengala.

Fonte: Wikipédia




 Rex Harrison de White Tie e Audrey Hepburn em My Fair Lady


 O white tie é o mais formal de todos trajes, usado, quando exigido no convite, em eventos de extrema importância pós-18h. O traje é composto por casaco curto na frente e abas longas atrás, colete branco e gravata borboleta branca (tem outras especificidades que não vêm ao caso…).

A partir dos anos 50, o white tie foi sendo substituído pelo black tie na maioria dos eventos formais noturnos. Não dá para negar que o mundo está cada vez mais informal…


Um casamento white tie, portanto, nos dias de hoje, deve ser de uma pompa fora do comum, (quase) real! Um “casamento-baile” com local de acordo (Estação Julio Prestes?), jantar empratado, homens de casaca e mulheres de longo.


 convidados do casamento da princesa Victoria e Daniel


Fonte: Constance Zahn

Smoking / Black Tie
(um noivo de smoking não é muito adequado, ok?)

O smoking é um traje de cerimonia masculino, também conhecido como "black tie". É uma roupa masculina semiformal para eventos noturnos, exigindo o uso de laço preto, e casaco preto (recomendado) ou azul (muito) escuro.




Não sendo tão rígido de elementos como a casaca, no entanto segue alguma tradição:
  • Casaco curto com lapelas em seda ou cetim;
  • Calças com laterais no mesmo material da lapela;
  • Faixa ou colete preto (nunca ambos);
  • Camisa branca com frente trabalhada;
  • Laço preto de seda;
  • Meias pretas, preferencialmente de seda;
  • Sapato clássico preto, de verniz


Fonte: Wikipédia

Terno



O terno (português brasileiro) ou fato (português europeu) é um conjunto de indumentária, tanto masculino, como feminino produzido a partir do mesmo tipo de tecido. É composto de calças, casaco e, por vezes, colete, daí o nome terno (de três peças). A rigor, o terno é o conjunto da calça, paletó e colete, este último foi aos poucos sendo deixado de lado e foi-se tornando socialmente aceito o terno como conjunto apenas da calça com o paletó. Em Portugal, usa-se o termo "fato-de-saia-e-casaco", como indumentária feminina. É tido como o traje do estadista ou do homem de negócios ocidental. Originou-se da Inglaterra.
O terno adquiriu sua forma atual durante a Revolução Industrial do século XVII na Inglaterra e mudou profundamente os conceitos de moda masculina do Período Georgiano e da Era Vitoriana.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário