segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dúvida cruel

Eis aí um dos quase 4000 motivos para eu ainda não ter conseguido escolher as fotos do meu álbum. E ainda teve gente que me sugeriu a contratação de uma segunda equipe fotográfica...

Será que vocês podem me ajudar opninando (e justificando a escolha) qual das duas fotos devo colocar no meu álbum?

A foto mais clara, que os noivos estão mais próximos e o véu está mais esvoçante...

(clique para ampliar)

Ou a foto mais escura, com destaque no cenário e que o corte abaixo está centralizando mais o contexto/ambiente?

(clique para ampliar)



Oh céus, oh dúvida...

As fotos na mesa do bolo e as produzidas

As fotos no bolo são indispensáveis muito embora sejam um tanto chatinhas de se fazer (ah, gente, fala sério! Quem não tirou as fotos do bolo mas estava louco pra ir correndo curtir a festa que atire a primeira pedra).

Quem me conhece (ou que já leu esse post aqui) sabe que sou muito fã do fotojornalismo puro, da espontaneidade no momento da captação das imagens e do tratamento natural das fotos. Mas eu tenho uma quedinha especial por fotos de casamento produzidas, aquela sessão de fotos depois das fotos na mesa do bolo e antes de sair para cumprimentar os convidados.

Antes do meu grande dia, eu pesquisei alguns sites de fotógrafos daqui de Recife e alguns orkuts alheios de noivas e fiz uma pequena seleção de fotos que me agradaram muito e que eu desejaria muito para o meu dia. As fotografas que contratei foram super abertas não hesitaram em clicar as fotos que pedi. E ainda sugeriram muito mais do que o que eu havia enviado. E o resultado foi ótimo. E até hoje me dá uma dor de cabeça porque não consegui escolher a quantidade limitada de fotos para meu álbum dentre tantas fotos lindas que tenho...




Pais

irmãos



As avós maternas, os pais, os sogros e os irmãos dos noivos. Enfim, as gerações das duas famílias, com exceção da pequena Lara que estava nos braços de alguém curtindo a festa e não a encontramos no momento da foto.






Alguém aí também se sentiu inspirado pelo clima de fotos produzidas?




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Cerimônia

A cerimônia foi planejada para seguir o trâmite normal, com exceção de que a celebração foi feita por três pastores queridos e que o Pr. que fez a celebração da bênção das alianças e esqueceu a hora do beijo no momento certo.

Pr. Lutero, que conhece o noivo há anos e pastoreia na igreja em que somos membros em Recife, a Presbiteriana das Graças, fez toda a pregação. A benção das alianças e juramento, por sua vez, ficou por conta do querido Pr. Luciano (ou Mano, para os mais íntimos). Além de celebrar o momento das alianças, Mano também contribuiu com sua linda voz para muitas músicas da cerimônia. Por fim, a benção final ficou sob a responsabilidade do meu amado tio e Pr. Auri.

Eu consegui conter o choro que sempre me alcançava quando eu escutava as músicas da cerimônia mas ao chegar no altar eu ainda derramei umas lagrimazinhas.

As alianças foram levadas ao altar por nossas queridas avós e foi um lindo momento!

O juramento foi tradicional e não personalizado como gostaria (frustraçãozinha).

A assinatura do termo de casamento, por opção, e como vocês já viram em post anterior, não foi feita por todos os padrinhos mas foi escolhido um casal de cada lado para tal.

A saída dos noivos teve direito a muito arroz.

E depois uma longa sessão de fotos, que duraram uma eternidade no dia, mas valeu muito à pena seu resultado (a graças a essa paixão pelo resultado eu ainda não consegui escolher as fotos do meu albúm).



A primeira coisa que fiz quando cheguei no altar foi tentar engolir o choro...


...e consegui.

Pr. Lutero Rocha fez os protocolos iniciais...


...logo em seguida oramos...


...e ele deu continuidade à cerimônia com o sermão.

Noivos concentrados

As elegantes avós com a linda missão de levar as alianças até o altar




Os votos do noivo


Os votos da noiva



Pr Luciano, o celebrante do momento das alianças (e os noivos apaixonados em destaque)

E não foi que o Pr.esqueceu do beijo?

Só aconteceu depois das assinaturas, depois do outro Pr. cutucar ele e dizer: - o beijo dos noivos, Luciano!

(Tio e) Pr. Auri fez a benção final


Pastores: Luciano, Auri e Lutero.



Três das milhares de fotos perfeitas da saída + arroz (breve um post sobre a dificuldade de escolher as fotos do álbum)




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

As músicas da cerimônia

Esse post é super especial porque além detalhar um momento importante me faz lembrar do presentão que ganhei de pessoas super queridas.

A música da minha cerimônia foi um presente da minha irmã (Paloma). Foi o mais belo presente uma vez que, além de tecnicamente maravilhoso seu resultado, foi cheio de significados e sentimentos. Paloma canta desde pequena e tem um vozeirão a La Aline Barros mas, detalhe, ela não é profissional. 

Sei que vocês devem estar achando o ápice do exagero, mas quem a conhece sabe bem do nível de voz que ela tem.
E como se não bastasse tanta emoção, todas as demais 4 vozes foram de amigos queridos. Minha entrada foi um dueto da minha irmã com um amigo tenor, Zaque, e a música foi Céu de Santo Amaro (mas antes da canção iniciar houve o anúncio da noiva com uma parte da marcha nupcial). A entrada do noivo foi um solo, também da minha irmã, e a música escolhida foi There You’ll Be de Faith Hill. E, sim, todas as notas agudas foram alcançadas com a devida afinação. Minhas queridas amigas Renata, Marcinha e Paloma cantaram I say a little pray com todo arranjo que a música pede e com Zaque e Luciano no back vocal. Marcinha e Pr. Luciano arrasaram no dueto The Prayer, de Celine Dion e Josh Groban e dentre outras músicas (todas mais modernas, as clássicas ficaram apenas na versão instrumental) Zaque cantou apenas com violão My Girl, na versão de Tiago Iorc no momento das alianças.

Quanto aos instrumentistas, eles não eram conhecidos meus e eram profissionais de verdade, com passagens pelo conservatório de música e graduação em mesmo curso. Eles são quinteto de sopro + teclado. Os instrumentos eram trompa, fagote, oboé, clarinete, flauta e o teclado para as músicas cantadas (porque muitas foram apenas instrumental). Todas as músicas foram tocadas por eles, com exceção de My Girl que foi voz e violão do próprio Zaque. No final das contas foram 6 instrumentistas e 5 vozes, um total de 11 pessoas compondo as músicas da nossa cerimônia. Foi lindo, emocionante e inesquecível! O melhor de tudo: cheio de carinho e significado do começo ao fim da nossa cerimônia.

Quanto à escolha das músicas, fiz uma seleção exclusivamente de músicas que agradavam tanto a mim quanto ao noivo. Músicas que nos marcaram em algum momento de nossas vidas, que nos emocionava e, necessáriamente, que sabíamos o seu significado. Para mim, o significado (e a tradução) era muito importante e tinha que remeter ao amor ou à algo bonito relacionado aos noivos ou ao matrimônio. Tem muitas noivas que não liga para o significado, que acha a música legal e se abstém de procurar sua letra/tradução. É perigoso (e algumas vezes até feio) porque muitas músicas aparentemente românticas falam de traição, fim de relacionamento e decepção amorosa, o que vai totalmente de encontro ao momento. Sem contar nas músicas com dizeres ocultos, que denegram o cristianismo e exaltam o satanismo... Anyway...

Para servir de inspiração para as noivas que ainda não escolheram suas músicas, segue a seleção das músicas que escolhi para compor a trilha sonora do dia mais lindo de minha vida:



A orquestra e o salão 


A ordem das músicas de Paloma...

...e as partituras da orquestra


Entrada do noivo: Paloma na voz principal e Renata no back vocal - There You´ll be, Faith Hill

Entrada da noiva: Após o anúncio de clarins e marcha nupcial com a trompa e os tropetes, um dueto de Paloma e Zaque - Céu de Santo Amaro, Flávio Venturine e Caetano Veloso.

Entrada das alianças: Apenas a voz de Zaque e o som do violão - My Girl, Tiago Iorc.


Após o juramento: Solo de Mano - Aqui vou estar ( cantada em português com tradução e versão de Mano da música I will be here, Steven Curtis Chapman


Momento de gratidão à Deus: Todas as vozes. Tua é a glória, Comunidade da Graça

Momento das assinaturas: Dueto de Marcinha e Mano - The Prayer, Celine Dion e Josh Groban


E aí, inspirou? ;-)

Beijos, Poly.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O cortejo e as assinaturas.

O cortejo do meu casamento foi iniciado pelos padrinhos da noiva e seguido pelos padrinhos do noivo, como é comum acontecer. Nossos irmãos foram padrinhos mas também tiveram outras participações especiais.

Eu quebrei os protocolos se é que se pode falar assim quando o casamento não é real e minha entrada foi com minha mãe e meu pai ao mesmo tempo. Meu pai sempre me acompanhou em todos os momentos importantes da vida e não queria excluí-lo de forma nenhuma da minha entrada, mas dessa vez queria homenagear também a minha mãe. Eu a amo tanto, eu a admiro tanto e não queria algo comum e sim queria ela lá ao meu lado, como se estivesse falando pra todo mundo da sua importância em minha vida e do quanto sua aprovação e companheirismo estavam presentes naquele momento. Mais que homenageá-la, quis honrá-la levando-me ao altar sem excluir o amor e a honra também de ser levada pelo meu pai.

Nesse contexto, o pai do noivo (que deveria entrar com minha mãe), entrou com minha cunhada, Joyce. E além de Jô entrar com seu marido, como padrinhos, ela deu uma voltinha e participou novamente do cortejo, dessa vez acompanhando seu pai.

O irmão mais novo do noivo, Igor, abriu a entrada dos padrinhos do noivo junto com minha querida amiga Anamélia. Minha irmã e minha tia (entraram juntas) abriram a entrada dos padrinhos da noiva. O irmão mais velho de Danilo, Daniel e sua esposa Clarissa, além de entrar como padrinhos foram um dos casais escolhidos para assinar o termo de casamento.

Ademais, como padrinhos, escolhemos pessoas queridas as quais desejamos enfatizar nosso carinho e, com o convite, dizer que queremos elas pra sempre em nossas vidas. Entre familiares e amigos muito íntimos, escolhemos pessoas que sentimos que torcem por nós e que nos acompanharam em muitos momentos importantes de nossas vidas. Foi um total de seis casais de padrinhos para cada lado.

Quanto aos pequeninos, os escolhidos foram Lorena e Daniel, priminhos do noivo de 5 e 7 anos, respectivamente. E os pequeninosninos contra a indicação do cerimonial que só aconselha crianças maiores de 5 anos foram Lara e Ravi, ambos com menos de 2 anos de idade sendo Ravi mais novo que Lara. Lara é filha de Jô e Ravi filho de Anamélia e, apesar da idade, eles entraram!!!! Sim, tive que colocar Lara com Lorena, se não Lara não entrava. E Ravi, quando soltou a mão de sua vozinha, começou a chorar e só parou quando chegou no colo de sua mãe. Deve ter sido lindo! Louca pra ver o vídeo...

- Padrinhos da noiva
- Padrinhos do noivo
- Pai do noivo
- Noivo e sua mãe
- Daminhas e pajens
- Noiva e seus pais

Minha tia com minha irma 

Primos Eduardo e Graça

Tios Edson e Lídia

Amigos Cláudio e Patrícia

Amigos Eduardo e Ana

Amigos Antônio e Andreza

Irmão Igor e amiga Anamélia

Irmãos Daniel e Clarissa

Irmãos Alexandre e Joyce
Tios Junior e Patricia

Amigos Orlando e Gisana

Pai do noivo com a irmã do noivo


Paloma cantando na entrada do noivo
Ps. Em breve um post sobre as músicas da cerimônia

O noivo lindo e sua mãe


Chegando no altar





Daminhas Lara e Lorena




Depois da sessão de fotos no carro, a entrada da noiva com seus pais.





 Agora uns cliques especiais das figurinhas:


 





olha só que cotoco de gente
esses dois juntos...


Foto: Amigos

Foto: Amigos

Detalhe de Ravi

Eu não sei se na maioria dos casamentos os noivos estão poupando tempo no momento das assinaturas, mas no meu eu optei por tal economia. Além dos noivos (claro!) apenas dois casais de padrinhos assinaram: Um representando as testemunhas do noivo e outro representando as testemunhas da noiva.



Daniel e Clarissa, irmão mais velho do noivo

Primos da noiva, Graça e Eduardo.


Fotos sem identificação: Menina dos Olhos Fotografia